O instituto de pesquisa venezuelano Varianzas indicou nesta sexta-feira (17) que, a menos de dois meses das eleições de 7 de outubro, há praticamente um empate técnico entre o atual presidente, Hugo Chávez, e o candidato da oposição, Henrique Capriles.

De acordo com essas projeções, se o pleito acontecesse neste domingo (19), Chávez obteria 49,3% dos votos, enquanto Capriles somaria 47,2%. Outros 3,5% ainda não sabem em quem irão votar.

Com relação à última pesquisa, feita em junho, Chávez viu sua vantagem cair à metade.

A nova enquete, que ouviu duas mil pessoas entre 2 e 15 de agosto, tem margem de erro de 2,16% e difere da maioria das outras pesquisas feitas no país nos últimos meses, que dão uma vantagem de até 25 pontos a Chávez.

Na quinta-feira (16), o instituto Hinterlaces apresentou seu mais recente estudo, indicando que 48% dos eleitores votariam em Chávez, enquanto 30% escolheriam Capriles.

Em 7 de outubro, os venezuelanos deverão escolher nas urnas o presidente para o período 2013-2019 entre sete candidaturas, sendo os favoritos Chávez, no poder desde 1999, e Capriles, ex-governador e advogado de 40 anos.