Nessa quarta-feira (15), o candidato a prefeito de Maceió, deputado federal tucano Rui Palmeira mostrou seu apoio à classe artística alagoana ao participar da reunião entre os representantes dos movimentos culturais de Maceió. O encontro contou a com a participação da ex-reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Profª Ana Dayse Dórea, como coordenadora do grupo Cultura Na Lei, formado por artistas locais que propõe mudanças na Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
Do bumba meu boi ao guerreiro, dos cantores aos produtores culturais, os legítimos representantes da arte alagoana receberam a garantia do compromisso de Rui Palmeira com o setor, que vive há décadas sem apoio do poder público municipal.
Clique no menu “Propostas Por Uma Nova Maceió” e conheça a Política Cultura que Rui Palmeira irá implantar em Maceió a partir de 2013
O candidato reforçou sua vontade de auxiliar a divulgação da cultura na capital alagoana, objetivo que já integra o plano de governo da coligação Por Uma Nova Maceió. “Quando pequeno eu assistia com meu pai, no bairro do Farol, o pastoril. Hoje sumiu essa manifestação popular das ruas de Maceió. O poder municipal tem a obrigação de apoiar a cultura, a gente perdeu isso nos últimos anos”, disse Rui.
Rui escutou os líderes do movimento. Eles conversaram com o candidato e apresentaram as propostas para os segmentos culturais, sugestões essas que devem integrar o plano de governo de Rui Palmeira.
Entre os artistas presentes estavam Joel Pereira, “Zé do Boi”, representante do Bumba Meu Boi, Marco Sampaio, coordenador do Cine Sesi e do Museu da Imagem e do Som (Misa), Rick Muniz, que atua na área da moda alagoana, o músico Edu campos, o ator Zé Márcio, a jornalista e apresentadora de TV, Gal Monteiro, e a promotora cultural Fatima Menezes.
Uma segunda reunião entre os líderes dos movimentos culturais e que apoiam o projeto Cultura Na Lei foi agendada para o começo deste mês de setembro, onde as propostas apresentadas serão avaliadas e apresentadas ao candidato.