O aplicativo de fotos Instagram anunciou hoje uma versão 3.0 para celulares com os sistemas iOS, da Apple, e Android, do Google. O novo Instagram permite exibir as fotos do usuário em um mapa, incluindo a informação do local onde a foto foi tirada. Com a mudança, o usuário não precisa navegar somente pela listagem de fotos, destacou o Instagram em seu blog nesta quinta-feira (16).

O recurso de visualização “Photo Maps” é exibido logo após a atualização para o Instagram 3.0 e traz alertas sobre a privacidade do usuário. “Seja cuidadoso ao escolher quais fotos deseja adicionar ao seu mapa. A localização dessas fotos será visível a todos que visitarem seu mapa”, alerta o aplicativo. O usuário pode selecionar quais fotos podem ser vistas publicamente com informações de sua localização. O usuário pode usar um recurso de edição para remover a foto do mapa público posteriormente.

O Instagram 3.0 também atualizou o design das páginas, incluindo a visualização de perfis e a tela de upload de imagens, bem como a barra de rolagem das fotos e as notificações. “Nossos engenheiros também trabalharam para assegurar que a experiência de navegação seja a mais rápida possível”, destacou a empresa.

No início deste mês, o serviço comprado pelo Facebook em abril por US$ 1 bilhão anunciou ter alcançado 80 milhões de usuários registrados no mundo e 4 bilhões de fotos compartilhadas.