Moradores da Rua Bernardo Lopes, no bairro do Farol, realizaram um protesto inusitado na noite desta quinta-feira (16). Indignados com o acúmulo de lixo em um terreno baldio, a comunidade cercou a área com os veículos para impedir que carroceiros despejem lixo no local.

A reportagem do CadaMinuto esteve no local e conversou com alguns moradores. Segundo eles, há cinco anos o terreno vem sendo utilizado por carregadores de lixo para depositar os dejetos e o recolhimento é precário realizado apenas uma vez por semana.

De acordo com a comunidade, o proprietário do terreno nunca foi notificado sobre o acúmulo de lixo, nem sobre a falta de recolhimento. Ainda segundo os moradores, além do grande incômodo do lixo, a limpeza é realizada no período noturno.

“Quando eles vêm retirar o lixo do terreno geralmente é durante a madrugada e isso acorda todo mundo com o barulho da máquina e dos caminhões. Tem dias que eles passam mais de duas horas recolhendo o lixo”, contaram os moradores.

O recolhimento é feito pela empresa Viva Ambiental, terceirizada da Prefeitura. “Para eles, torna-se mais vantagem deixar o lixo acumular para depois vim recolher dois, três caminhões de lixo. Pagamos nossos impostos e não podemos sofrer com isso”, afirmaram.

Segundo a empresa Viva Ambiental, algumas situações parecidas foram resolvidas na mesma região, mas este caso específico será analisado pela empresa e o recolhimento pode ser aumentado, assim como o horário alterado.