A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que enquanto durarem as negociações com o movimento grevista do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), quatro Unidades de Suporte Básico (USBs) extras e quatro Unidades de Suporte Avançado (USAs) serão mantidas à disposição da população.
As viaturas estão sendo reguladas pela Central 192 no Samu Maceió e são compostas por condutores socorristas e técnicos de enfermagem, capacitados durante o curso de atendimento pré-hospitalar, e que atuam nas Bases Descentralizadas do Samu no interior de Alagoas. A Sesau reforça que o atendimento em todas as bases descentralizadas do Samu , inclusive da Central 192 em Arapiraca, seguem normalmente.
Segundo a diretora de assistência pré-hospitalar, Aparecida Auto, a Sesau está em constante diálogo com os servidores do Samu e as reivindicações vêm sendo atendidas, a exemplo de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), alimentação e conserto de ambulâncias. A diretora lembra ainda que o Ministério da Saúde deve enviar para Alagoas, até o mês de outubro, 14 novas ambulâncias que serão distribuídas entre Maceió e Arapiraca, para renovação da frota.