A direção da CBTU informou na manhã desta quinta-feira, que ainda será necessário a realização de mais alguns testes na malha ferroviária para que os trens possam chegar até Rio Largo e Lourenço de Albuquerque.

Algumas correções estão sendo feitas no trecho compreendido entre Utinga Leão e Rio Largo pelas empresas contratadas, para que a circulação dos trens possa ser feita de maneira rápida e segura.

Um dos problemas que está sendo equacionado, o que deverá ocorrer até o final da próxima semana, são algumas passagens de níveis já no município de Rio Largo, que podem comprometer a segurança do VLT e do trem diesel.

Segundo o superintendente Marcelo Aguiar, a CBTU com toda sua equipe técnica está acompanhando de perto todos os testes, inclusive de estabilidade, velocidade e de curvas ao longo do trecho, para poder liberar a grade comercial.

A previsão inicial do retorno dos trens foi alterada em função da necessidade de pequenas correções e novos testes que estão sendo implementados. Após sua conclusão a CBTU anunciará, definitivamente, a data exata para a circulação dos trens até Rio Largo, o que deverá ocorrer na primeira semana de setembro.

´´A demanda até Rio Largo será muito grande e a CBTU tem a grande responsabilidade de somente colocar os trens para circular até aquele município com uma segurança de 100%. Alguns contratempos são previsíveis, mas todos estão trabalhando para solucioná-los o mais rapidamente possível´´, disse o superintendente Marcelo Aguiar.