A Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas (Expoagro 2012) contará, por mais uma edição, com a presença de pecuaristas e agricultores familiares produtores de leite de todo Estado. Na edição deste ano, o Seminário para Produtores de Leite e Derivados (Proleite), volta a acontecer no Parque da Pecuária, em Maceió, durante a exposição.

 

Além do seminário, que se dedica a debater inovações tecnológicas e boas práticas para produções leiteira, a Expoagro 2012 terá a segunda edição do Leilão Alagoas + Leite. O remate aconteceu no ano passado e foi considerado um sucesso pelos promotores. Para este ano os criadores Paulo Amaral, Domício Silva, Marcos Ramos Costa vão ofertar 45 lotes de vacas em lactação, novilhas e embriões das raças Girolando e Girleiteiro.

 

“Na Expoagro reunimos o que temos de melhor na vacada. São animais de qualidade genética comprovada que transferirão suas características para os animais dos compradores. A produção leiteira do Nordeste tem sofrido com a estiagem, e o que vem fazendo a diferença, em produção, é a qualidade genética dos animais”, destacou Domício Silva, criador e presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA).

 

Promovida pela ACA, há 62 anos, a Expoagro Alagoas já se consolidou no calendário agropecuário do país. No Nordeste, o evento atrai criadores de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte e outros estados. O leilão especial de gado leiteiro já confirmou convidados de Pernambuco e da Bahia.

 

“A Expoagro será um momento de fazer negócios, avaliar os criatórios, e buscar informação. Por esses motivos atrai tantos criados, sejam de Alagoas, ou de estados vizinhos. Na cadeia do leite, por exemplo, precisamos cada vez mais de recursos para nos tornarmos competitivos e investir em genética é um dos passos mais importantes”, avaliou o presidente da ACA.