No período de 13 a 17 de agosto, o histórico bairro de Jaraguá abriga a 6ª edição da Semana de Moda, Gastronomia e Design em Alagoas – Trend House 2012. O evento conta com o apoio da Cadeia Produtiva de Têxtil e Confecções em Alagoas (CPTC), um convênio entre Governo do Estado de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e Sebrae/AL.
Além de reunir grandes marcas regionais e nacionais, a Trend House irá proporcionar ao público visitante, exposições que homenageiam a estilista alagoana Vera Arruda e também ao tema Estados d'Espírito, uma mostra que reúne estilistas de todo o Nordeste, além dos estados de São Paulo, Minas, Acre, Paraná e Brasília. No local, é possível encontrar, ainda, o espaço gourmet patrocinado pela Algás onde estudantes de gastronomia, da Faculdade Maurício de Nassau, preparam pratos regionais aos visitantes.
A festa de abertura, marcada pelo desfile coletivo Vera Arruda, aconteceu segunda-feira (13) na Associação Comercial. Na ocasião, além de personalidades do mundo da moda, estiveram presentes o vice-governador de Alagoas, José Thomaz Nonô, e também a madrinha do evento, a ex-secretária de Estado da Fazenda, Fernanda Vilela. Além disso, ainda na segunda pela manhã, um desfile
Marcas como Maneka, Larissa Nunes, Mythos, Da Rosa que realizaram seu desfile nessa terça-feira (14), estão inseridas no Programa de Produção de Competitividade para Pequenas Indústrias do Vestuário (Procompi). O programa é uma iniciativa do Sebrae e conta com a parceria da Seplande para elevar a competitividade das empresas industriais de menor porte, por meio do estímulo à cooperação entre as empresas.
Desfile no Porto
A designer Carol Paz, que desde 2011 faz parte do Procompi, fez a abertura da semana de moda participando de um desfile inusitado no Cais do Porto de Maceió, junto com a nova coleção da marca de moda praia alagoana Aeroboat. Segundo Carol Paz, a entrada no programa proporcionou seu crescimento e amadurecimento. “O programa, com esses incentivos, ajuda a fortalecer ainda mais o cenário da moda de Alagoas, e cada vez mais, vem surgindo o apoio àqueles que estão começando. É necessário inseri-los nesse meio, fazendo acontecer a troca de informações e de conhecimentos para consagrar nosso mercado e agregar ainda mais valor aos nossos produtos”, destaca a designer.
Dora Marques, Sta Paz, Corpo leve, Marcus Telles e Stroke foram as marcas que fecharam a programação do segundo dia. A Trend House, que vai até sexta-feira (17), encerará sua programação com um flash mob de 15 anos da revista Salada Magazine do bar Lopana, localizado no bairro da Ponta Verde.