As técnicas do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) Maria José e Lídia Tonon participaram de reunião para apresentação das informações sobre o andamento da implementação da Rede de Atenção Básica e das Redes Cegonha e de Urgência e Emergência nos municípios alagoanos. A reunião aconteceu na quarta-feira (15), no gabinete do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, e contou com a participação da superintendente de Gestão e Participação Social, Sylvana Medeiros.

Após a análise das ações viabilizadas, que começaram há mais de um ano, as representantes do Conass destacaram o trabalho realizado pelo grupo condutor da Sesau. “O grupo avançou e amadureceu. As propostas apresentadas são interessantes, a exemplo das Redes Cegonha e de Urgência e Emergência, que são prioridades do Governo”, destacou Maria José.

A superintendente Sylvana Medeiros explicou que, nos próximos meses, o grupo vai trabalhar na capacitação dos técnicos e na elaboração de propostas e projetos. Posteriormente, será iniciada a apresentação das ações que o Estado vai executar com os profissionais de saúde e os gestores municipais. Em janeiro de 2013, acontece um encontro com todos os chefes do Executivo municipal e os secretários.

Há um ano, o grupo gestor vem trabalhando com os municípios, realizando oficinas com os profissionais da Atenção Básica e de outras áreas, visto que a Rede Cegonha e a redução da mortalidade infantil são ações prioritárias dentro do programa Alagoas Tem Pressa. O secretário Alexandre Toledo afirmou que a meta do Governo é trabalhar as Redes de Urgência e Emergência e a mortalidade infantil, primordiais para o desenvolvimento de Alagoas.