A comunidade da região do Tabuleiro do Martins, em Maceió, recebeu, na manhã desta quinta-feira (16), o Centro de Educação Profissional Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, unidade de ensino que vai capacitar jovens daquela localidade para o mercado de trabalho. A instituição atende, inicialmente, a 510 alunos, entre estudantes de escolas estaduais e egressos da rede pública de ensino.
A estrutura do prédio conta com laboratórios de informática, hotelaria e de desenvolvimento social, além de cozinha experimental, auditório com capacidade para 200 pessoas, salas climatizadas equipadas com televisões em tela plana e projetor de imagens.
Durante a solenidade de inauguração, o secretário Adriano Soares visitou as dependências do Centro e falou sobre a satisfação da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) em proporcionar ensino profissionalizante acessível a todos. “A entrega do Centro de Educação Profissional é a realização de um sonho antigo, é um momento de muita felicidade. Aproveitem este espaço para descobrir uma vocação. Façam acontecer, estudem, o mercado de trabalho está esperando por vocês”, disse Soares aos alunos.
Mercado de trabalho - O diretor de Educação Profissionalizante da Secretaria de Estado da Educação (SEE), José Barboza Neto, conta que a unidade é considerada modelo e que atende aos anseios da população do Tabuleiro. “O Centro é uma reivindicação antiga da comunidade e esses cursos representam a esperança de tirar jovens da ociosidade e oferecer a eles a oportunidade de se prepararem para o primeiro emprego”, destaca o diretor.
Também presente ao evento, o senador Benedito de Lira destacou a importância da rede pública de ensino e assegurou a busca de novos recursos, junto ao Governo Federal, para a educação. “Alagoas está recebendo indústrias, a rede hoteleira está se expandindo e é preciso oferecer mão-de-obra qualificada ao mercado”, avalia o senador.
Expectativa da comunidade – Eurídice Duarte, 49 anos, aluna do terceiro ano da Escola Estadual Margarez Lacet, está matriculada no curso Wiilivro, que capacita para o primeiro emprego. “Assim que fiquei sabendo que o Centro estava com vagas abertas, vim me inscrever. Quero aproveitar muito esse momento para tentar arrumar um emprego”, comentou, esperançosa, a aluna.
Indicado pela tia Eurídice, Estandislau Henrique, 21 anos, também se interessou pela capacitação e realizou sua matrícula. “Estou motivado e ansioso pelo começo das aulas. Quero me preparar, fazer meu curriculum e tentar um emprego na área de vendas ou atendimento”, conta.
Cursos ofertados – Neste primeiro momento, o Centro oferta dois cursos: Wilivro, voltado a preparação de jovens para o primeiro emprego, que ensina o aluno a se portar em entrevista profissional, elaborar o curriculum e repassa noções de atendimento, ética e cidadania. Já o Projetur, outro curso oferecido pela unidade, vai formar profissionais para a área do turismo, para atuar nas funções de camareira, auxiliar de cozinha e mensageiro.