O aquecimento das atividades comerciais se tornou perceptível desde o ano passado quando foi realizada a maior campanha promocional de vendas, o "Palmeira Brilha com você". De lá para cá, o comércio tem se mantido aquecido.

Um dos grandes fatores responsáveis por esse aquecimento é a explosão imobiliária. Com os novos conjuntos habitacionais que são instalados, acontecem mais obras públicas como o calçamento de ruas e a construção de praças. Certamente, ações como estas continuarão refletindo no comércio local gerando, inclusive, outras atividades econômicas.

Desde o dia 1º de agosto é perceptível o grande movimento nas lojas da cidade, as de material de construção, por exemplo, são as que mais recebem clientes. Com isso, a dificuldade em estacionar no centro, mesmo nos estacionamentos pagos é muito grande.

Os números de movimentação financeira da área privada indicam um aumento permanente da atividade econômica nos últimos três anos por que o dinheiro acaba circulando dentro da cidade. O resultado foi a instalação de grandes redes como Narciso, Maganize Luiza, Eletro Shopping, Todo Dia. Além disso, o banco Itau, após pesquisa nos estados de Alagoas e Pernambuco, escolheu Palmeira para consolidar essa nova fase do comércio local.

As obras com recursos oriundos do município são mais céleres dos que as com investimentos federais. Normalmente, as obras são executadas por empreiteiras contratadas por meio de licitação pública, seguindo projetos sob a responsabilidade do Governo Municipal.

O andamento dos serviços é acompanhado e fiscalizado por técnicos da Secretaria de Infraestrutura, gerando emprego e renda em Palmeira dos Índios. Somente em dois novos conjuntos do Programa Minha Casa Minha Vida, que estão sendo construídos, os empregos diretos com carteira assinada chegarão a mais de 900 pessoas.