Coligado com o PSOL - que na majoritária é encabeçado pelo professor Alexandre Fleming, na disputa pela Prefeitura Municipal - o PSTU (tradicional partido de esquerda) aposta na possibilidade de fazer vereador este ano.
Para tornar este projeto realidade, o partido resolveu concentrar todas as suas forças na juventude e - especificamente - em um único candidato: Wibsson Lopes, 23 anos. Ele é universitário do curso de História da Universidade Federal de Alagoas.
Por lá, Lopes participou da política estudantil. O partido também aposta na renovação do discurso sem perder a linha ideológica, mobilizando a campanha por meio das redes sociais.
Por sinal, a aposta na juventude também está sendo feita em outros partidos, inclusive no sentido de criar novas lideranças. Pelo PCdoB, um destes nomes é do Cláudia Petuba, que já disputou uma das cadeiras da Câmara Federal, em 2010.
No PTN - que já elegeu o jovem deputado estadual João Henrique Caldas - o nome da vez tem sido o de José Marques Vasconcelos, acadêmico de Direito que preside a agremiação no âmbito municipal.
Vale ressaltar que o que não se deve comparar em relação a estes nomes são as linhas ideológicas. São jovens, mas cada um “na sua praia”. Há ainda aposta em jovens nomes para substituir antigas figuras da política alagoana, como é o caso de Galba Novais de Castro Neto (PMDB) e Francisco Holanda (PP).
Será que a Câmara Municipal de Maceió será mais jovem no próximo ano?
Estou no twitter: @lulavilar