A Justiça Eleitoral da Paraíba negou o pediu de mudança de nome da candidata à Câmara de Bayeux (PB) Ana Paula Leonardo de Mendonça (DEM) nas urnas. A pretendente a uma cadeira de vereadora pediu a alteração de seu nome de batismo para o seu apelido e como é conhecida na comunidade, "Paula Paulão".

A sentença, escrita em próprio punho pelo juiz da 61ª zona eleitoral de Bayeux Rudmacy Firmino de Souza, afirma que a utilização do apelido é "ridículo" e gera "preconceito"."Como o nome é ridículo e pode gerar preconceito, indefiro o pedido infra com base no artigo 12 da lei 9.504", escreveu o juiz.

Perguntada se sentiu que houve preconceito por parte do juiz pela sentença, Paula Paulão disse: "Ele buscou essa lei, com base no preconceito. Mas o preconceito foi da parte dele". "imagine Lula como candidato ia ganhar a eleição como Luiz Inácio?", questionou a postulante a vereadora sobre a possível perda de votos com o uso do seu nome de batismo nas urnas.

A candidata ainda afirmou que esta "muito magoada, chateada" com a decisão e que pretende recorrer da decisão do juiz. "Acredito que ele (juiz Rudmacy) vai rever a decisão", completou.