O Palmeiras conseguiu, finalmente, sair da zona de rebaixamento. Com um dia inspirado de Valdivia e o oportunismo de Hernán Barcos, que marcou seu 20º gol, o time paulista venceu o Flamengo por 1 a 0 na Arena Barueri. A equipe carioca, por sua vez, parou na falta de inspiração de seu meio de campo, na forte marcação palmeirense em cima de Vagner Love e, principalmente, na infantilidade de Ibson, expulso aos 29 minutos do 1º tempo após duas faltas no camisa 10 alviverde.
O resultado fez os jogadores do Palestra Itália chegarem na 15ª colocação, com 16 pontos, ultrapassando o Sport, que perdeu do Botafogo, e o Coritiba, que entra em campo na quinta-feira diante do Vasco. O Flamengo continua na 9ª colocação, com 22 pontos, deixando de lado a chance de encostar no São Paulo, que perdeu de 3 a 0 do Náutico. Na próxima rodada, o Palmeiras enfrenta o Atlético-GO fora de casa, enquanto que os cariocas desafiam Vasco. Os dois jogos estão marcados para as 18h30 de domingo.
O jogo começou equilibrado, com o Flamengo insistindo bastante nas bolas com Vagner Love, que era sempre duramente marcado por Thiago Heleno e Maurício Ramos, dupla que volta a ganhar sequência e mostra firmeza na defesa palmeirense. Pelo outro lado, o time paulista mostrava muita criatividade com a volta de Valdivia e conseguiu assustar o adversário com menos de 20 minutos de jogo por pelo menos três vezes, sendo que em duas delas Felipe participou com muita efetividade.
Aos 29 minutos, Ibson foi expulso após tomar o segundo cartão amarelo, sendo os dois por causa de falta em Valdivia. Três minutos depois, o Palmeiras já aproveitou a vantagem numérica. Artur recebeu bola pela direita e chutou cruzado. Felipe defendeu, mas parcialmente. A bola foi caminhando lentamente para entrar e ainda recebeu o chute final de Hernán Barcos, que fez o seu 20º gol com a camisa palmeirense. A partir daí, os donos da casa passaram a trocar mais passes e só atacar na certeza.
No segundo tempo, o Palmeiras preferiu atacar para buscar o segundo gol a administrar o resultado. Sempre na tabela entre Hernán Barcos e Valdivia, o time dono da casa conseguia levar perigo a zaga do Flamengo, muitas vezes na falha de Leonardo Moura, muito mal no jogo. O argentino chegou a fazer Felipe trabalhar duas vezes em chutes de fora da área. Já os visitantes, apesar de estarem atrás no placar, jogavam no contra-ataque, com Vagner Love isolado à frente, e os atletas do meio buscando as bolas na intermediária.
Justamente para evitar o problema de sofrer contra-ataque preenchendo o meio de campo, mas sem perder a criação, Flávio Murtosa colocou Fernandinho no lugar de Mazinho. A mudança protegeu melhor a defesa alviverde e manteve o time dono da casa administrando a vitória que era o suficiente para tirar o time da zona de rebaixamento.