O governo Dilma é classificado como ótimo ou bom por 62% dos eleitores, de acordo com pesquisa Datafolha feita no dia 9 de agosto. A taxa é dois pontos percentuais menor do que o recorde em abril.
A administração de Dilma é regular para 30% dos eleitores e 7% acham ela ruim ou péssima. A pesquisa foi publicada no jornal "Folha de S.Paulo" desta terça-feira (14).
O Datafolha ouviu 2.562 pessoas com 16 anos ou mais em 159 municípios. A margem de erro é de 2 pontos.
O instituto perguntou sobre a administração de Dilma para pessoas que dizem conhecer o julgamento do mensalão, no Supremo Tribunal Federal, ou não.
Entre os que dizem ter tomado conhecimento do julgamento, o governo é aprovado por 62%. No grupo dos que ignoram o julgamento, a aprovação é quase a mesma, 63%.
O Datafolha também pediu para os entrevistados atribuirem uma nota de 0 a 10 ao desempenho da administração Dilma Rousseff. A nota média foi 7,4. Em abril, a nota foi um pouco maior: 7,5.
Na comparação com os quatro mandatos presidenciais anteriores, só o ex-presidente Lula atingiu mais de 60% de aprovação no período equivalente. Em setembro de 2008, em seu segundo mandato, ele tinha 64% de ótimo e bom.
No recorte conforme as regiões do país, a maior aprovação está no Nordeste, onde 68% dos eleitores classificam o governo Dilma como ótimo ou bom. A taxa mais baixa está no Sul, com 54%.
De acordo com a renda familiar, o maior índice de aprovação do governo ocorre entre os que recebem até dois salários mínimos, 66%.
Quem mora em município do interior do país tende a avaliar melhor a atuação da presidente Dilma do que quem mora em capitais ou em cidades próximas de capitais. No interior, a aprovação chega a 68%. Nas regiões metropolitanas, essa taxa é de 54%.