O que podia ser notado nas ruas começa a ser ecoado nas pesquisas eleitorais quando se trata da corrida eleitoral para a vaga de prefeito de Maceió, começa a existir uma polarização entre os dois candidatos com maior estrutura financeira e partidária, Ronaldo Lessa, do PDT e seu chapão e Rui Palmeira do PSDB e outros cinco partidos.
O desgarramento dos dois frente aos demais candidatos já era esperado por especialistas e analistas políticos, mas esperava-se que isto só se acentuasse com o início dos programas de TV, quando os dois têm muito mais tempo que os demais.
Mas a divulgação da pesquisa do instituto pernambucano Exata, contratado pelo Sistema Pajucara de Comunicação já referendou uma diferença bem grande entre Rui e Lessa que estão na frente empatados sob a margem de erro e os demais candidatos.
Nos próximos quinze dias, duas pesquisas serão divulgadas em Maceió, as dos instituo Ibope e Gape, ambas financiada pelas Organizações Arnon de Mello, logo depois virá a do Instituto Ibrape, feita em parceria com o Portal Cadaminuto.
Esta polarização deve trazer reflexos imediatos para a campanha em Maceió, dentro do staff de Lessa, por exemplo, já existia uma determinação para centrar os “ataques” contra o candidato Rui Palmeira, o que se refletia nas falas do próprio candidato. Esta situação tende a ficar ainda mais evidente.
Já para os lados dos candidatos do PSDB, a orientação, por enquanto, seguida pelo candidato, é de fazer campanha sem ataques aos adversários, mas com o acaloramento do debate o embate direto com Lessa será inevitável.
A dúvida nesta situação é saber qual a postura de cada um dos outros candidatos, principalmente em relação aos debates e programas de TV, mas isto começa a ser tirado no próximo dia 20.