Atualizado às 20:51
A pesquisa do Instituto Exatta, encomendada pela TV Pajuçara do sistema Pscom, trouxe novos números para a disputa eleitoral em Maceió. As intenções de votos foram contabilizadas entre os dias 06 e 09 de agosto e os números mostram que, ao menos, três candidatos disputam a preferência do eleitorado maceioense.
Já a pesquisa do Ibope, feita pelas Organizações Arnon de Mello e divulgada na noite de hoje, deu resultado semelhante a Exatta, com Rui na frente com 30%, Lessa com 28% e Jefferson com 10%, estando os demais um pouco atrás.
A coligação 'Nova Maceió', encabeçada pelo deputado e candidato a prefeito, Rui Palmeira (PSDB), está na frente com 30% das intenções de votos. Para o tucano, a pesquisa ressalta um sentimento que a população de Maceió demonstra durante as caminhadas. “Estou muito feliz com esses números. A nossa caminhada será marcada por propostas, nada de ataque pessoal. No máximo, críticas pontuais a problemas que observamos no dia a dia”, frisou.
Sobre a polarização do pleito, Rui informou que não trabalha com esse entendimento e quando começar o horário eleitoral gratuito o crescimento de sua campanha deve aumentar. “Particularmente, eu respeito os sete candidatos. Vamos continuar mostrando as nossas propostas e o que podemos fazer por nossa cidade. É isso”, colocou.
O candidato do PDT Ronaldo Lessa (PDT), da coligação “Maceió Cada Vez Melhor”, não foi encontrado pela reportagem apesar das diversas tentativas. Segundo a assessoria de imprensa, ele está em São Paulo em um encontro com o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT). Na pesquisa da Exatta, o pedetista figura em segundo colocado com 28% das intenções dos eleitores.
Em terceiro colocado, o deputado estadual e candidato pelo DEM Jeferson Morais apareceu com 10% da manifestação popular. À reportagem, o parlamentar se mostrou feliz com o resultado e disse que o crescimento de sua candidatura é visível. “Querem vender a ideia de uma polarização entre dois candidatos e é bom deixar bem claro que isso não existe. Nas ruas, percebemos que estamos na disputa direta. Vamos continuar com nossas caminhadas e discussões dos nossos projetos. Esse é o caminho”, pontuou.
Para o candidato Galba Novaes (PRB), que figurou em quinto colocado com 5% das intenções de votos, as pesquisas eleitorais servem, basicamente, como uma grande lição de casa. No entanto, os números não representam o que de fato vai acontecer no pleito em Maceió. Novaes, que é presidente da Câmara de Maceió, enfatizou que sua campanha ganha as ruas dia após dia e a aceitação popular é impressionante.
O candidato do Psol, Alexandre Fleming, não pontuou na pesquisa e segundo ele isso mostra que os questionamentos foram elaborados de forma errada. “Infelizmente, não correspondem à verdade. Muitas falhas técnicas e erros grosseiros. Por exemplo, a pesquisa apresentou primeiro o resultado da estimulada e depois a espontânea, deveria ser o contrário e colocou no mesmo percentual de rejeição três candidaturas diferentes. Os institutos que são contratados por empresas de comunicação ligadas a certos candidatos seguem forjando e manipulando”, criticou.
Fleming fez questão de refutar também a polarização entre os candidatos do PSDB e PDT. “Não existe polarização entre azul e encarnado e essa farsa vai ceder quando o guia começar”, ponderou.
Os demais candidatos não foram encontrados pela reportagem.