Com o objetivo capacitar policiais civis para combater a criminalidade em Alagoas, a Secretaria de Defesa Social (Seds) em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) iniciou nesta segunda-feira (13) o curso de Investigação de Homicídios e Drogas Ilegais. A capacitação faz parte do programa Brasil Mais Seguro, direcionado à redução da criminalidade no Estado.

Durante a abertura oficial do curso, o secretário da Seds, Dário Cesar, ressaltou a parceria com o Ministério da Justiça na área de qualificação profissional a fim de melhorar o trabalho de investigação de homicídios e combate às drogas. “Esse é um momento fundamental para virarmos mais uma página da história da segurança pública, acabando com a sensação de impunidade”, disse.

Segundo ele, a investigação policial requer, cada vez mais, a coleta de provas técnicas robustas para que os autores de delitos sejam levados à prisão.

No curso, 35 policiais civis irão aprimorar as técnicas de investigação integrada de homicídios e relacionados a apreensão de drogas ilegais. O objetivo é contribuir para capacitação continuada de agentes e escrivães, visando fortalecer as ações de prevenção e de repressão a esses crimes.

O curso será desenvolvido em 80 horas-aulas, ministradas em duas semanas, com média de 8hs/aula por dia. O conteúdo será apresentado em três núcleos de conhecimento: Núcleo Geral (ministradas a todos os participantes); Núcleo Específico - Investigação de Homicídios (para policiais civis que trabalham diretamente na investigação de homicídios); e Núcleo Específico - Drogas Ilegais (para policiais que atuam na área de combate às drogas).

Também participam da solenidade o comandante geral da PM, coronel Dimas Cavalcante, e a diretora da Academia da Polícia Civil (Apocal), delegada Simone Marques – representando a Delegacia Geral da PC –, além dos delegados Cícero Lima e Adriana Gusmão, da Homicídios.