Técnicos da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas, da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e do Sebrae Alagoas estiveram reunidos, nesta segunda-feira (13), com os novos gestores do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPLs). A reunião, realizada na sede da instituição financeira, teve como objetivo alinhar as ações que serão desenvolvidas até o final deste ano.

O encontro reuniu pela primeira vez a coordenação do programa com todos os gestores do novo convênio dos PAPLs, que será executado no período 2012-2015. Segundo a coordenadora de Projetos da Desenvolve, Catalina Velásquez, a reunião deu inicio aos processos de harmonização dos arranjos. “A missão é unificar as ações e aumentar as parcerias, visando o fortalecimento do programa”, disse.

Para a diretora de APLs e Cadeias Produtivas da Seplande, Fátima Aguiar, a coordenação do programa vem fazendo o possível para que sejam alcançados os melhores resultados para o Estado de Alagoas. “Além disso, estamos buscando a participação direta das secretarias setoriais, que vão oferecer um melhor apoio técnico para os arranjos", destacou.

Principais ações

O cronograma apresentado para os gestores conta com atividades individuais de cada APL e com ações que serão trabalhadas em conjunto. O documento foi formulado com iniciativas e atividades que serão desenvolvidas de agosto a dezembro deste ano.

Dentre as ações, destacam-se, segundo o gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Alagoas, Ronaldo Moraes, a realização de uma mobilização territorial com os membros dos arranjos e a elaboração de um planejamento para cada região beneficiada pelo programa. “Além disso, estamos com uma agenda de capacitação e treinamentos que vai especializar os gestores de todos os arranjos”, pontuou.

Já para o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão, outro destaque vai para a realização das rodadas de negociação. “No final de novembro estaremos realizando a maior rodada de negociações do programa, o que vai beneficiar todas as regiões do Estado de Alagoas”, garantiu.

De acordo com o diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, essas ações contemplam o maior programa de desenvolvimento territorial e diversificação da economia. “O PAPL é um dos principais programas do Governo de Alagoas, o que só vai ser fortalecido com o planejamento dessas eficientes ações que serão desenvolvidas ao longo do segundo semestre deste ano”, afirmou.