Com três anos de funcionamento, a Base Comunitária de Segurança do conjunto Selma Bandeira vem servindo de modelo para que a Secretaria de Defesa Social (Seds) amplie o programa de policiamento comunitário para todo o Estado. As comemorações de aniversário da primeira base da Polícia Militar ocorreram nesta segunda-feira (13), em clima de festa.
“As ações sociais desenvolvidas por essa base da PM transcendem o conjunto Selma Bandeira e vem beneficiando comunidades de toda a região”, disse o secretário da Defesa Social, Dário Cesar, que prestigiou a solenidade comemorativa ao lado do governador Teotonio Vilela Filho e do comandante da corporação, coronel Dimas Barros.
O secretário anunciou que o programa será expandido para outras áreas da capital, com a implantação de mais cinco bases comunitárias. “Esse é um caminho que vem dando bons resultados na área de segurança pública”, afirmou, lembrando que, no local, já está em funcionamento um telecentro para garantir a inclusão digital da comunidade.
Considerada uma base modelo, a unidade do Selma Bandeira vem sendo alvo de vários projetos sociais desenvolvidos por órgãos públicos e organizações não governamentais. Junto com o Anjo da Paz e o Bombeiro Mirim – destinado a 50 crianças e adolescentes de 10 a 16 anos –, projetos como Visão de Anjos, Aldeias Infantis e Mova Brasil também atendem aos moradores carentes.
Além disso, policiais realizam semanalmente visitas comunitárias, verificando as demandas de cada família da comunidade. Os relatórios são enviados ao Núcleo de Polícia Comunitária da Defesa Social, que faz o encaminhamento das necessidades aos órgãos públicos estaduais e municipais responsáveis.