A transmissão ao vivo das fases do julgamento da Ação Penal 470 perante o Supremo Tribunal Federal mostra o quanto é nobre a missão de advogar.
Ao longo da semana os telespectadores da TV Justiça ou dos telejornais diários, puderam constatar a atuação de alguns representantes da nata da advocacia brasileira.
As sustentações orais proferidas, até agora, traduzem-se em verdadeiras aulas de direito, seja do ponto de vista prático ou doutrinário.
O bom uso do vernáculo, estrategicamente posto em uma exposição de tese construída racionalmente, é capaz de mudar até a própria convicção do parquet, o mesmo podendo acontecer com o voto de alguns ministros.
Do que até agora foi mostrado, cabe ressaltar o excelente desempenho do advogado Marcelo Leonardo na sua sustentação em defesa do Marco Valério, pivô central do alegado esquema de corrupção. A maneira como ele utilizou o exíguo tempo para rebater os argumentos da acusação, mostrou sua vocação natural para advocacia, ao ponto de ainda sustentar, em causa própria e dos demais colegas, o momento de tortura psicológica a qual estava sendo submetido naquele ato.
Isso é o sacerdócio da advocacia que tem no dia de hoje, 11 de agosto, o ápice de sua tradição.
Feliz dia aos colegas e uma boa pendura aos acadêmicos...