Dentro do programa de Governo -Alagoas Tem Pressa- está a construção do Plano Estadual do Turismo. Considerada uma ação de desenvolvimento para o turismo em Alagoas, já passou por diversas etapas, cumprindo seus prazos e metas, além de ser pleiteada para se tornar Lei. Agora, chegou a vez de realizar a 4ª fase, que consiste numa Oficina de Validação do Plano Estratégico.

Dando continuidade às atividades, a oficina acontecerá nos dias 14 e 15 de agosto, no Centro de Convenções. A discursão se dará com base nas informações geradas pelas oficinas regionais e também serão apresentados os fatos que impedem o crescimento da atividade no Estado.

A participação ativa das instâncias de governança das regiões será de extrema importância. “Todas as regiões turísticas foram contempladas durante a atividade anterior, que consistia na elaboração das ações que seriam priorizadas para cada região. Neste momento, os consultores farão um balanço do que foi solicitado a eles”, explica e convida Novis.

Até a construção do Plano Estadual do Turismo, que está previsto para ser entregue em outubro desse ano, serão realizadas mais nove etapas.

Documento

O documento terá validade de dez anos, sendo de 2013 a 2023, ou seja, uma ação de política pública que direcionará as ações com a linha de futuro, independente do Governo em atuação.

Atividades

Muitas atividades já foram realizadas como: entendimentos e documentação, oficinas, grupos de trabalho, análise situacional, agora chegou a vez da validação e das oficinas para discussão. Durante o processo, ainda serão realizados a seleção de indicadores e a construção do marco zero, sistematização do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo e avaliações dos resultados.