Em vários municípios alagoanos o clima de disputa eleitoral ainda não chegou as ruas das cidades. O blog tem recebido informações de que a agitação da eleição 2012 continua “fria” em Alagoas.
O que tem sido visto – por enquanto - são veículos adesivados, muros sendo pintados e os carros de sons tocando os jingles dos candidatos. A reclamação, porém, vem por conta da ausência de comícios, caminhadas e os discursos que ainda não chegaram as portas das residências.
Perguntado a alguns coordenadores de campanhas pela ‘frieza’ - nas ruas e praças - muitos respondem categoricamente: “O clima ainda está calmo por conta que alguns candidatos não conseguiram verba para gastar em suas campanhas. A dinheirama e o ‘auê’ da eleição ficará – no primeiro tempo -para os quarenta e cinco dias e – segundo tempo – nos quinze dias antes das eleições”, revelou um coordenador.
Outro fator importante que faz com que os candidatos deem uma freada nos gastos é o caso de ‘prefeitáveis’ aguardando julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo deferimento das candidaturas. O site do TSE mostra várias candidaturas apresentando o pedido de impugnação.
De acordo com a Res. TSE 23.373 art. 40, o pedido de registro pode ser impugnado por candidato, partido, coligação ou pelo Ministério Público. Já no site do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), até o momento, foram efetuados os registros de candidaturas de 302 prefeitos, 302 vices-prefeitos e 7007 vereadores.
Mas, afinal, quando iniciam as eleições nos municípios alagoanos? A tensão eleitoral é por medo de gastar dinheiro ou ficar inapto para concorrer ao pleito de 2012?
Será?
Siga-me no Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com