A página da Secretaria de Estado do Turismo está de ‘cara nova’ e com mais informações para o usuário. Há uma semana é possível conferir no endereço eletrônico www.turismoalagoas.al.gov.br as novidades que vão desde a inserção da região dos Quilombos como a legalidade do Cadastur. Agora, só serão disponibilizados ao turista e usuário de internet serviços turísticos legais, ou seja, que estejam cadastrados no Sistema do Ministério do Turismo, Cadastur.

O objetivo é valorizar os prestadores de serviços turísticos que já estão legais perante o Governo Federal e estimular o cadastro gratuito para os que estão irregulares. Outra novidade é a disponibilização de documentos de interesse do setor turístico, como a Cartilha de Regionalização e a Lei Geral do Turismo.

De acordo com Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo a Setur já possui outros canais de comunicação, como o twitter, o facebook, boletins informativos direcionados para o público de interesse e a newsletter, que também foi adaptada ao sistema da fábrica de sítios do ITEC e agora pode ser vista e lida por quem tiver o interesse e se cadastrar.

O site foi desenvolvido numa parceria com o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas - Itec, através da Fábrica de Sítios do Governo, um projeto premiado nacionalmente que padroniza os sites governamentais de forma a facilitar o acesso às informações.

“Conceber um ambiente que atendesse às principais necessidades do turista em Alagoas traduz a nova versão do site www.turismo.al.gov.br. Cada segmento tem uma versão especial de lógica de navegação de forma a contemplar suas características culturais e funcionais dentro desse universo que é o turismo no nosso Estado. Além disso, a disposição dos elementos pela interface procurou seguir uma divisão que privilegiasse todas as suas nuances, o design da interface segue a identidade visual do padrão dos sites governamentais, o esquema cromático se baseou no fundo branco e no padrão de cores, alinhado visualmente, às cores de Alagoas e a usabilidade levou em consideração o processo de escolha natural do novo perfil de turista, que viaja em busca de entretenimento, de contato com cultura e maneira de ser de cada destino escolhido”, ressalta Leide Isabel Coelho, gerente de Governo Eletrônico e Inclusão Digital do Itec.

Além disto, a gerente informa ainda que os banners, na página inicial, auxiliam o usuário a resolverem suas demandas mais frequentes por hotéis, restaurantes, diversão, beleza natural e enfoque para artesanato, cultura, etc., e reforça que desempenho e segurança foram os parâmetros determinantes na definição das soluções tecnológicas aplicadas: Python-Zope-Plone, CMS comprovadamente seguro e muito eficiente, além de Javascript.