A briga pela Prefeitura de Mar Vermelho repete a mesma disputa ocorrida na eleição de 2004 e 2008. A atual prefeita - Quitéria Berto (PP) – vai para reeleição contra a ex-prefeita do município, Juliana Almeida (PMDB).

Em 2008, as duas se enfrentaram nas urnas e Quitéria Berto saiu vitoriosa. À época, Juliana Almeida estava no comando da Prefeitura e perdeu a disputa para Berto. 2004 a vitória nas urnas foi de Almeida contra Berto. Na eleição deste ano, mais uma vez, o embate político fica polarizado entre prefeita e ex-prefeita.

Já o ex-prefeito da cidade e tio de Juliana Almeida, Hermann Almeida (PSDB) – o “Herminho” -, desistiu de concorrer ao Executivo, fez as pazes com a sobrinha e indicou o filho - André Almeida (PSD) - como vice de Almeida. Herminho e Juliana estavam ‘brigados’ politicamente desde a eleição de 2008, quando o ex-prefeito decidiu apoiar Quitéria Berto.

Em 2012, o apoio de Herminho volta a ser de Juliana Almeida. Para eleição de outubro, Quitéria Berto escolheu como seu vice-prefeito o atual vereador por Mar Vermelho, Cláudio da Barra (PR). Berto e Cláudio fazem parte da coligação “Mar Vermelho Crescendo com Democracia” com o PP, PT, PSL, PR e PV.

Juliana Almeida e André Almeida estão na coligação “Unidos Por Mar Vermelho” juntos aos partidos PMDB, PRP, PSD e PCdoB.

Eleições

Em 2004, Juliana foi eleita prefeita (apoiada pelo Tio “Herminho”) com uma diferença de 121 votos contra Quitéria. Já em 2008, Quitéria venceu (apoiada pelo ex-aliado “Herminho”) com 199 votos contra Juliana. Portanto, ex-prefeito, ex-prefeita e atual prefeita já foram aliados políticos e estiveram no mesmo palanque.

Siga-me no Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com