Dois crimes praticados nos últimos quinze dias em Brasília, em plena Capital Federal, retomaram a discussão sobre a maioridade no Brasil. E a maioria é de que deve ser reduzida para 14 anos, porque acima dessa idade ninguém é mais criança.

Os crimes se deram assim: quatro bandidos, um deles ficou no carro, invadiram uma chácara onde se comemorava os 80 anos de idade do proprietário. Três bandidos entraram armados e renderam todo mundo.

Espancaram, humilharam, ameaçaram, roubaram e fugiram.

Esta semana, na quadra 703 da Asa Norte, quatro bandidos, um deles ficou no carro, fizeram um arrastão nos bares da área.

Espancaram, humilharam, ameaçaram, roubaram e fugiram.

Em ambos os casos, os bandido exibem as pistolas e outra “arma poderosa” – que é alegar para as vítimas que são menores de idade.

- “A gente é menor, tá ligado?”

E se ligue mesmo, porque a condição de menor dá direito a matar. Os quatro bandidos foram presos, mas só o bandido que fica no volante foi para o presídio propriamente dito. Os outros três são “menores”, agora pense nuns menores de 15 e 16 anos, homens feitos, que ainda tem mais um tempo para se beneficiar da lei e cometer crime impunemente.

Qual deve ser então o limite de idade para o menor? Sinceramente, depois dos 14 anos ninguém é mais criança.