Primeiro empresário alagoano a abolir o “bóia-fria” e também o primeiro em investir na preservação ambiental, com uma reserva que é modelo para criação em cativeiro do “jacaré do papo amarelo”, o deputado federal João Lyra dedica-se agora a soerguer suas empresas- que enfrentam dificuldade em decorrência da retração do mercado internacional.
Para ajustá-las à realidade do mercado e saneá-las, João Lyra foi buscar a experiência internacional da empresa de consultoria Exame numa gestão compartilhada que já começa a dar resultado positivo.
Por conta dessa preocupação, João Lyra se afastou momentaneamente da atividade política – mas sem perder de vista os interesses do Alagoas, como faz questão de colocar. Para ele, que é um dos maiores empregadores de Alagoas, os objetivos devem ser combinados, ou seja, a manutenção dos empregos e o cumprimento dos compromissos salariais e com os fornecedores em geral, e a sua luta em prol do crescimento de Alagoas.
É um esforço hercúleo, sem dúvida, mas quem conhece João Lyra sabe que ele se fez superando desafios.
A história econômica de Alagoas reserva para João Lyra as páginas mais importantes e seu nome já está eternizado na galeria dos que contribuíram para o desenvolvimento do Estado. Disposto a qualquer sacrifício para superar a situação adversa, João Lyra tem dito que sua maior preocupação é com os empregos que gera e com os empregados que lhe ajudam a tocar suas empresas.
Superação é a marca registrada de João Lyra e todos ainda tem em mente a tragédia que devastou a Usina Laginha, quando muitos não acreditavam que voltasse a funcionar. Para os que lhe sugeriram fechar a Laginha, João Lyra respondeu com trabalho e perseverança – e a velha usina, embrião do Grupo que criou, voltou a moer.
Tal qual Fenix, a Laginha ressurgiu das cinzas e isto sem que João Lyra contasse com a ajuda do governo – embora lhe fosse prometida. Foi às custas do seu trabalho e usando recursos próprios que a Usina Laginha foi “ressuscitada” – e isto sem exagero, porquanto a tragédia das águas que a devastou dava-lhe como economicamente morta.
Quem foi capaz de tal feito é também capaz de superar outros obstáculos, e isto ninguém duvida em João Lyra.
O momento exige cautela, perseverança e, sobretudo, inteligência e esses são atributos que não faltam em João Lyra – que é uma verdadeira máquina humana pronta para enfrentar desafios.
E na torcida por ele devem estar todos os alagoanos que querem o bem-estar de Alagoas e reconhecem na sua capacidade e no seu trabalho a marca registrada de um homem que dedicou toda a sua vida a produzir e a gerar emprego e renda para milhares de famílias.
Alagoas tem sim uma dívida de gratidão para com João Lyra, um homem que além de açúcar e álcool tem feito também a felicidade de milhares de alagoanos que dependem da sua capacidade e dedicação ao trabalho.
E por falar em João Lyra, neste domingo, 17, dia do seu aniversário, as velas que enfeitarão seu bolo terão também a chama da esperança e a luz da vida que, igual à Usina Laginha, jamais se apagará porque seus feitos são eternos.