Os senhores já imaginaram se dez desembargadores publicassem uma nota nos jornais jogando o presidente da Corte contra a sociedade?

Os senhores já imaginaram se dez ministros do Supremo Tribunal Federal fizessem publicar uma nota nos jornais jogando o presidente da Corte Maior do país contra a sociedade?

O que haveriam de dizer? Sem dúvida, que alguma coisa está fora da ordem. E está mesmo.

Na questão da nota dos coronéis há o disfarce do ataque sutil ao comandante da corporação e por extensão ao coronel Dário César. Foi um recado, mas ao militar é vedado o direito de se manifestar em público e este é um pilar básico da hierarquia.

Em tempo: os que são contra a militarização e se dizem contra a instituição militar agem desonestamente, pois deveriam ter procurado outra profissão.

A nota dos dez coronéis deixou no público a impressão de que a Polícia Militar de Alagoas não é uma corporação e sim um bando. Se a PM alagoana não fosse uma corporação com relevantes serviços prestados a Alagoas e ao país – participou da Guerra do Paraguai – estaria hoje sob suspeita.

Felizmente a PM é maior.

Se a ideia da nota dos dez coronéis era se eximir de culpa, o efeito foi o contrário. Se num hospital o índice de óbito é alarmante, então os médicos e enfermeiros não estão trabalhando direito.

Se a violência atingiu índice alarmante, então a polícia não está trabalhando direito – e os coronéis estão incluídos no meio, queiram ou não.

A nota dos dez coronéis mostra ainda que existem dez coronéis torcendo pelo “quanto pior melhor” e isto assustou a sociedade – que polícia é esta?

Os dez coronéis têm o canal comum de comunicação, que é a associação dos oficiais. É para isso que a associação existe, e não apenas para convocar greve para aumentar o soldo ou servir de trampolim para candidatos a cargos eletivos.

É preciso entender também o que fizeram com a Polícia Militar de Alagoas nos últimos vinte anos. Ou já esqueceram que a PM alagoana sofreu intervenção devido aos desmandos praticados por comandantes sem escrúpulo?

Aquela PM enoja e envergonha a sociedade, e talvez o germe do mal não tenha sido de todo extirpado da corporação e alguns podem sentir saudade daquele tempo de desordem em forma.

Conhecendo-se a recente história tenebrosa da PM, a nota dos dez coronéis repercutiu como saudosismo de um tempo que a sociedade não deve admitir que volte novamente.

Alguma coisa está fora da ordem, sim, e é preciso saber o que é.