Ao que tudo indica o ex-prefeito de Mata Grande, José Hélio Gomes Brandão (PP), conhecido como Hélio Brandão, deverá ser candidato a prefeito em Joaquim Gomes. Até o momento, no município, comenta-se que o marido da também ex-prefeita de Joaquim Gomes, Amara Cristina da Soledade, conhecida como Cristina Brandão, é o pré-candidato do grupo. Ele deverá enfrentar o atual prefeito da cidade, Antônio de Araújo Barros - Toinho Batista (PSDB).

Após a cassação do registro de candidatura da então prefeita eleita, Cristina Brandão (PP), e seu vice-prefeito, Sid Fragoso, em 2009, o município de Joaquim Gomes, que estava sendo administrada – até o início de dezembro de 2011 – pela presidência da Câmara de Vereadores, realizou a eleição suplementar - em dezembro de 2011 - por determinação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL).

No páreo, estavam o prefeito da época - José Marcelino da Silva, o popularmente conhecido como Nêgo Farrapião (PSL); o vereador Benedito de Pontes (PP), o Bida, que ocupou também o cargo de prefeito interinamente - por dois anos - com o afastamento de Cristina Brandão; e Toinho Batista, que foi eleito com mais de 47% dos votos dos eleitores.

Hélio Brandão, filiado ao PP do senador Benedito de Lira, poderá ser o candidato do grupo para tentar vencer Toinho Batista - que vai à reeleição. Em 2011, na eleição suplementar, o grupo foi derrotado nas urnas quando o vereador Benedito de Pontes (PP) – o Bida, nome indicado pelo grupo de Brandão, não conseguiu se eleger.

Toinho Batista foi prefeito de Joaquim Gomes entre os anos de 1997-2000 e eleito para um novo mandato na eleição suplementar de 2011. Hélio Brandão, em Mata Grande, foi prefeito por dois mandatos (1997-2000 e 2001-2004). Em 2004, em Joaquim Gomes, Brandão conseguiu eleger a esposa – Cristina Brandão – prefeita do município.

Como em 2009 ela teve o registro de candidatura cassado, perdeu o mandato e não conseguiu eleger o indicado – o vereador Bida - na eleição suplementar; atualmente, o grupo de Brandão comanda apenas Mata Grande, com Jacob Brandão (PP), filho dos ex-prefeitos.

Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com