A afirmação de que Bayern de Munique e Chelsea chegaram à decisão da Liga dos Campeões mais por causa do conjunto, do que por suas individualidades, ganha força se analisada a lista do último prêmio Bola de Ouro, promovido pela Fifa para escolher o melhor do mundo. O alemão Thomas Müller foi o melhor colocado entre os finalistas, com a 13ª colocação. Neymar, o melhor brasileiro e único da lista dos 23 melhores que não atuava na Europa, foi o décimo.

Além de Müller, apenas mais um jogador do Bayern de Munique apareceu entre os finalistas do prêmio: Bastian Schweinsteiger, o 15º. O Chelsea não emplacou nenhum entre os 23 melhores do mundo em 2011 em eleição definida por capitães e técnicos de seleções de todo os países federados à Fifa.

A chegada dos clubes na final da Liga dos Campeões deve alavancar as posições dos jogadores das equipes na eleição de melhor do mundo de 2012. Porém, fica difícil imaginar que algum dos finalistas ganhe a votação em disputa com Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.

Vale lembrar que Frank Lampard já recebeu o prêmio de segundo melhor do mundo em 2005, e Fernando Torres o de terceiro em 2008, quando atuava pelo Liverpool. Hoje o atacante espanhol é reserva no Chelsea.