Um verdadeiro “chapão”! É assim que está se formando o grupo de oposição que enfrentará o atual prefeito de Penedo, Israel Saldanha (DEM), na eleição de outubro. Depois do Partido dos Trabalhadores (PT) ter fechado um acordo na semana passada para apoiar a candidatura do ex-prefeito Március Beltrão (PDT), na eleição deste ano, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) – do senador Renan Calheiros - bateu o martelo na manhã desta quinta-feira.
A Executiva Municipal elaborou uma carta de intenção com vistas a montar um programa de governo que viabiliza o recuo da candidatura própria do partido e decide por uma coligação majoritária.
Assim como o PT, o PMDB poderia lançar um candidato à majoritária, porém, preferiu pela retirada do nome da disputa deste ano. O PMDB penedense que tinha como pré-candidato o engenheiro e presidente do partido na cidade, Ronaldo Lopes, oficializou a retirada do nome e decidiu apoiar Március Beltrão.
De acordo com algumas informações de bastidores, Lopes deverá ser escolhido o vice-prefeito na chapa de Beltrão. Com a junção de mais um partido na coligação de oposição a Saldanha, o grupo liderado pelo ex-prefeito já vem sendo chamado de “chapão.” Juntos o PT, PDT e PMDB terão mais tempo de propaganda eleitoral no rádio.
As articulações também não param em Penedo, no entanto, é possível que mais partidos estejam trabalhando e conversando com seus lideres para unir-se ao “chapão” de oposição.
Por outro lado, o grupo do prefeito Israel Saldanha continua indeciso nas questões políticas. Mas há quem diga que essa indecisão se deve por conta da escolha do futuro vice-prefeito. Uma dúvida que tem demandado muito tempo e espera por parte dos aliados.
Como a vereadora Ivana Toledo (PSDB) - esposa do ex-prefeito e atual secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo - não decidiu ainda seu futuro político, já que ela também pode ser indicada como vice, quem vai ganhando ‘brecha’ é Eliane Rêgo Cavalcanti (PSDB), secretária de Cultura de Penedo e esposa do secretário de Estado da Comunicação, Rui França.
Enquanto isso, o “chapão” vai trabalhando nos bastidores para unir os partidos e lideranças que estão insatisfeitos com a administração atual. Portanto, a política penedense deve ser bastante acirrada. É aguardar os próximos capítulos.
Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com