- “Até agora, nada o impede”.
Um jurista experiente com escritório em Brasília referendou a tese do advogado Marcelo Brabo, que garante a candidatura do ex-governador Ronaldo Lessa à Prefeitura de Maceió.
Alegando “questão de ética”, o jurista pediu anonimato na resposta à pergunta que lhe fiz sobre a condição de Lessa em relação à “Lei da Ficha Limpa” e se (Lessa) poderia se candidatar a prefeito.
-“Até agora, nada o impede”.
Foi exatamente isso o que o advogado Marcelo Brabo sustentou na contra-argumentação à argumentação do desembargador Orlando Manso – que sustenta o contrário.
O que pode impedir a candidatura de Lessa é uma condenação posterior às ações já julgadas contra ele. A possibilidade de isto acontecer antes da eleição de outubro existe, mas é mínima; Lessa está no rol de um processo coletivo.
São quatro processos contra Lessa que o Tribunal de Justiça deve julgar, mas não é certo que o faça antes do pleito.
Lessa é o candidato que “os caciques” gostariam de eleger numa composição que passa por 2012 com o foco em 2014, quando o senador Fernando Collor, por exemplo, terá de renovar o mandato ou disputar o governo do Estado.
Na mesma trilha, o senador Renan Calheiros tem sido fidelíssimo a Lessa desde a eleição de 2010 – e o próprio Lessa reconheceu isso.
Uma coisa é certa: Lessa é candidato a prefeito e gostaria que sua candidatura fosse a reedição do grupo de 2010.
Mas, se não for possível, Lessa não tem alternativa porque o tempo é o senhor da razão. E mais um tempo sem mandato, pode acabar perdendo a razão.