O presidente da Câmara de Vereadores de Jequiá da Paia,  vereador João Sampaio (PDT), entregou na tarde de ontem (19) a Comenda Dr. Antônio Silveira Coutinho. As concessões de Títulos Honoríficos foram dadas aos atuais proprietários da Usina Visconde de Sinimbu Dr. Pedro Silveira Coutinho e Dr. João Jorge Vilar Coutinho.

O Projeto de Lei de autoria do presidente da casa foi para recompensar os cidadãos jequiaenses que contribuíram com serviços prestados ao município de Jequiá da Praia. Com isso, possibilitará conceder, de quatro em quatro anos (a cada nova legislatura), título de honraria, a exemplo de comendador. A concessão valerá para homens e mulheres que se destacaram nas áreas empresariais, humanitária/filantrópica, educacional/artístico e político.

Presente ao evento, o prefeito Marcelo Beltrão (PTB) disse que a Usina Sinimbu tem sido uma grande parceira de Jequiá da Praia. Na oportunidade, Beltrão destacou a importância do título aos homenageados. “Parabéns aos homenageados, parabéns a Câmara de Vereadores e ao povo jequiaense que tem a honra de receber esses filhos ilustres no dia de hoje. O município só tem a ganhar com esses investidores e empreendedores dessa região”, destacou o prefeito.

O presidente da casa, João Sampaio, discursou da tribuna da casa e falou da honra em ter criado a Comenda Dr. Antônio Silveira Coutinho. “Para mim foi uma honra ter concedido este título aos senhores Dr. Pedro e Dr. João. Vocês são pessoas essenciais para que o nosso município venha crescer muito mais. Portanto, esta comenda é entregue com muito orgulho pela Câmara de Vereadores de Jequiá da Praia”, ressaltou Sampaio.

Nos discursos, os homenageados – Dr. Pedro e Dr. João - agradeceram a todos e, em especial, ao prefeito Marcelo Beltrão, o presidente da Câmara, João Sampaio, todos os vereadores e ao povo jequiaense.

Estiveram presentes os vereadores Augusto Celestino (PRB), Domício Júnior (PSL), João Sampaio (PDT), Rosivaldo Marcelino (PDT) e César Júnior (PR), todos os secretários do Governo Municipal, convidados, populares e o vice-prefeito de Jequiá da Praia e empresário, José Luiz Coutinho.

Biografia Dr. Antônio Silveira Coutinho

Dr. Antônio Silveira Coutinho, Nascido em 03 de Março de 1906, filho de Artur Benedito de Queiroz Coutinho e Julia Silveira Coutinho da Capitania de Pernambuco viveu, desde seus primeiros passos, envolvido com a cana-de-açúcar e seus derivados. Dos pequenos bangüês à indústria de hoje.

Touzinho (como era carinhosamente chamado pelo irmão Benedito) casou-se aos 27 anos com a jovem Odete Vilar Coutinho, onde teve sete filhos: Artur, Paulo Lucas, José Luiz, Fernando, Luiz Alberto, João Jorge e Thereza Coutinho. Durante quarenta anos a miss de Palmares, Dona. Odete cuidou da sua família carinhosamente, vindo a falecer em 1973. Em 1974 casou-se novamente com a ex-professora da Usina Lúcia Ferreira, que se dedicou ao papel de esposa e amiga até seus últimos dias.

Em 1951 os irmãos Antônio e Benedito Coutinho compram a Usina Sinimbu que, na época, já tinha uma grande extensão de terra, porém, com baixa produtividade agrícola e uma safra de 35 mil toneladas de cana. O espírito visionário conduziu o irmão Antônio Coutinho a ter a certeza de que o plantio de cana nos tabuleiros daria bons resultados, motivando-o a desbravar e roçar duzentas tarefas, preparar sementeira e marcar o ano de 1954 como a data da redenção dos tabuleiros.

Na safra de 1976/1977 levou à empresa a produção de um milhão de sacos de açúcar. O reconhecimento pelo trabalho, dedicação e idealismo de sua vida gerou momentos de concretas atitudes por parte do Governo do Estado.

Reconhecido com o Mérito do Industrial em 21 de maio de 1977, quando atingiu um milhão de sacos produzido pela Usina Sinimbu, recebeu a Medalha do Mérito Floriano Peixoto, entregue através do Governador da época, Divaldo Suruagy.

Twitter: @kleversonlevy

Email: kleversonlevy@gmail.com