Este blogueiro entrou em contato com o ex-prefeito de Penedo, Március Beltrão (PDT), para saber das acusações feitas ontem (18) pelo atual prefeito da cidade, Israel Saldanha (DEM), sobre as irregularidades que teriam sido cometidas na sua gestão.

De imediato, Beltrão classificou como ato de desespero esta denuncia meramente eleitoreira e descabida por parte do atual prefeito. Para o ex-prefeito, o chefe do Executivo se contradiz no que vem falando nos eventos da Prefeitura.

“Quanto aos documentos, em que o atual prefeito afirmou em diversas entrevistas e pronunciamentos que quando assumiu a administração municipal não encontrou nenhum, muito me estranha a apenas cinco meses das eleições tal documentação ter ‘aparecido’ e ser utilizada em denúncia vazia e descabida. O próprio prefeito (Israel) teria dito – em público – que não havia encontrado os documentos da nossa gestão e, muito menos, que estavam na prefeitura ou almoxarifado”, questiona Beltrão.

O ex-prefeito relatou ainda que a respeito dos gastos em torno de R$ 3 milhões com combustíveis - em 2008 – auditores da Controladoria Geral da União (CGU) aprovaram as contas de seu mandato.

“Em 2008, a CGU fiscalizou a Prefeitura e não encontrou uma irregularidade sequer (neste caso quem aprova é o Tribunal de Contas (TC) e não a CGU que é tão somente um órgão fiscalizador). As contas da minha gestão foram totalmente aprovadas pelo TC. Onde está a irregularidade? Agora, em ano eleitoral, vem a público informar que esses documentos apareceram e houve gastos absurdos. Estranha tais afirmações próximo ao pleito, não?”, indagou o ex-prefeito.

E completou: “a questão é em que momento o prefeito mentiu? Quando disse não ter encontrado (em Penedo – alguns meses atrás - todos sabem que ele tinha dito que não ‘achou’ tais papéis) nenhum documento referente aos processos de prestação de contas da gestão 2005-2008 ou quando ofereceu a denúncia por consumo excessivo de combustíveis, já que neste caso, se faz necessária análise minuciosa de tal documentação”.

Por fim, o Március Beltrão questionou ainda o teor e de onde partiu a matéria divulgada ontem (18) em toda imprensa do Estado. A matéria, no entanto, só descreve apenas o lado de quem o acusa.

“O crédito dado a matéria "distribuída" e publicada simultaneamente em alguns sites do Estado de Alagoas, inclusive no Portal do CadaMinuto, é dado a "Assessoria". Qual assessoria? Com certeza, é a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Penedo que tem como gestor o atual prefeito Israel Saldanha, candidato à reeleição, e que deverá nos enfrentar ( Ele - Március) no próximo pleito eleitoral. Então pergunto: qual credibilidade se deve dar a este tipo de notícia onde só mostra apenas a parte que acusa?”, finalizou o ex-prefeito.

Repercussão

Em alguns sites da cidade de Penedo, por exemplo, o site “Boa Informação”, internautas também se manifestaram diante das acusações de Saldanha. “Há pouco tempo atrás o mesmo (Israel Saldanha) disse em entrevista que o ex- prefeito (Március Beltrão) não tinha deixado nenhum documento à disposição. Agora, estamos próximos de mais um pleito eleitoral, e ‘o nosso prefeito vem com uma documentação alegando um alto consumo de combustível’. E a verdade onde está?”, perguntou o leitor André França.

E outubro?

Bom, o que fica claro é que em ano eleitoral aparece de tudo. Em Penedo, como é o caso citado, a briga apenas está começando. O ex-prefeito, segundo pesquisas, está na frente de Israel Saldanha nas intenções de votos.

Entretanto, o atual gestor não quer perder o mandato de prefeito que foi abandonado (todos lembram que Alexandre Toledo renunciou ao cargo em 2010 para se eleger deputado federal e ficou na suplência) por seu aliado.

Ou seja, o vice era vice, passou a ser prefeito e quer ficar sendo prefeito por mais quatro anos. Vai conseguir? Quem responde são os eleitores nas urnas de outubro.

Porém, na briga pelo Executivo deverá ser assim: Saldanha, Beltrão e de longe, bem de longe... Toledo de olho!

Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com