Mais uma vez Alagoas se destaca nas atividades exercidas pela Coordenação Regional de Serviços Turísticos, responsável pelo Cadastur no estado. Dessa vez, o Ministério do Turismo selecionou apenas dois Estados no Brasil – Alagoas e Amazonas – para fazer apresentação das boas práticas e articulações com parceiros nas ações desenvolvidas de cadastramento, fiscalização e divulgação do sistema.

A apresentação será feita durante o 5º Encontro de Coordenadores Regionais, que acontecerá em Brasília, de 25 a 27 de abril. Nesse evento os coordenadores conhecerão o Plano de Ação 2012.
Em Alagoas como nos outros estados do país, a coordenação do Cadastur é desenvolvida por representantes dos órgãos ligados ao Mtur, nesse caso a Secretaria de Estado do Turismo. Segundo a coordenadora Regional dos Serviços Turísticos em Alagoas, Rosário Passos, “ficamos felizes com a seleção, pois entendemos ser o reconhecimento do nosso trabalho e a certeza de que estamos no caminho certo”, garantiu.

Histórico

Em 2010, a Setur regularizou 556 prestadores de serviços turísticos. Em 2011, Alagoas foi reconhecido pelo Mtur por ter a melhor Coordenação Regional de Serviços Turísticos do país. E ainda em 2011 foi pioneira na ação de lançar um selo Cadastur, que foi produzido pela Setur – AL para sinalizar a legalidade das empresas prestadoras de serviços turísticos que já possuem o cadastro no Ministério do Turismo. Os empreendimentos turísticos, como hotéis, bares, restaurantes, agências, hotéis e pousadas receberam o selo.

Para a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, esse trabalho é de fundamental importância para o desenvolvimento do turismo alagoano e tem sido executado com seriedade e transparência pelos técnicos ligados ao setor, seguindo à risca as diretrizes do MTur.