Nesta semana, a coordenadora do Programa Bandeira Azul no Brasil, Leana Paula Bernardi, estará visitando as praias alagoanas que se interessam em participar do programa. Na ocasião, serão realizadas análises técnicas dos locais, para que as praias sejam oficialmente aceitas no projeto para certificação internacional. A atividade será realizada em parceria com a Desenvolve - Agência de Fomento de Alagoas, principal articulador para que o programa seja implantado em Alagoas.

Durante a estadia da coordenadora em Alagoas, entre os dias 10 e 13, serão visitados os municípios de Japaratinga, Porto de Pedras, Maragogi, Paripueira, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e Coruripe.

Para a analista de projetos da Desenvolve, Patrícia Toledo, a visita da coordenadora do programa é importante para a adesão das praias alagoanas que já estão inscritas, como é o caso de Boqueirão e Centro, em Japaratinga.

“A vinda da coordenadora vai proporcionar um estímulo maior para os demais municípios, que têm interesse, mas ainda não se inscreveram no programa. Os gestores e o empresariado local poderão tirar as dúvidas e conhecer melhor o programa e o retorno que ele dará para a economia de sua cidade”, ressaltou.

O projeto tem como objetivo elevar o grau de conscientização da comunidade e governantes, incentivando a proteção ambiental marinha e costeira, a resolução de conflitos e o turismo sustentável, através de certificação internacional.

Patrícia Toledo destacou que com a certificação, as praias poderão ser inseridas no mapa do turismo nacional e internacional. “Essa certificação trará uma excelente visibilidade e possibilidade de um maior desenvolvimento econômico e turístico para Alagoas”, disse.

Bandeira Azul

O programa, muito popular na Europa, chegou ao Brasil há três anos, através do Instituto Ambiental Ratones. A finalidade é criar uma lista de referências ao turista que escolhe um destino de sol e praia e busca, entre outras coisas, excelência em qualidade da água e iniciativas de educação ambiental. A pesquisa de praias certificadas no mundo pode ser feita pelo endereço eletrônico http://www.blueflag.org/.

No Brasil, atualmente, a Bandeira Azul está em vigor apenas na Praia do Tombo (Guarujá/ SP) e na marina Costabella (Angra dos Reis/ RJ). As duas tiveram o certificado renovado em 2011 e são as únicas brasileiras na lista de centenas de locais e empreendimentos certificados pelo mundo.