Uma foto tirada da ceia de Natal realizada na Casa de Custódia de Maceió causou um rebuliço sem qualquer necessidade nas redes sociais, sites e imprensa em geral. Bastou a sua divulgação para os "certinhos", os "justos", os "moralistas" e as "autoridades" se indignarem. Ora, pergunto, só porque são presos não podem comemorar o nascimento de Jesus? Proibiram a entrada do Senhor nos presídios de Alagoas? Até onde eu saiba a prisão limita a liberdade ambulatorial, mas a de pensamento, crença religiosa, intelectual, não!
A verdade é que as pessoas desejam que as prisões sejam atemorizantes masmorras medievais, sujas, com comidas podres e que os presos sofram açoites dia e noite, noite e dia. Menos quando têm algum parente por lá... Aí o discurso muda, e como muda...
Os "cristãos de fachada" já saíram apedrejando a ceia dos ocupantes da Casa de Custódia. Fico a imaginar aonde realmente está o espírito natalino. Os presos não podem ter ceia de Natal, causa repulsa ao povo sedento de justiça da classe média "certinha" e "moralista"! Vejam! Uma foto de uma ceia de Natal! E no presídio? Foi demais para os algozes e carniceiros da moralidade vedete social. Ah, entendi os presos eram "políticos" e eles não podem ceiar, ou acreditar em Jesus, Oxalá, Buda, e nao sei o que mais lá. Devem ser crucificados por estarem presos e pronto, afinal são políticos!
Por escárnio, falta de informação e muita hipocrisia já surgiram vozes dando certo que vão apurar a "farrinha", "as regalias" concedidas dentro do referido estabelecimento prisional. Nada mais absurdo. Não sabem tais vozes da "moralidade" de que todo o sistema penitenciário também comemora o nascimento de Jesus na mesma data que todos os demais mortais, ou seja, dia 25 de dezembro. Ou será que existe alguma regra que impeça o preso de ser cristão? Que eu saiba a ceia (ainda que farta) não foi bancada com dinheiro público, ou tenha sido realizada mediante extorsão de agentes públicos.
Para que o leitor possa melhor se informar, todos os anos o sistema penitenciário organiza as comemorações natalinas dos presos. Este ano que passou este que vos escreve, juntamente com os alunos da Universidade Federal de Alagoas, doamos brinquedos, mantimentos, doces etc para a festa de Natal dos presos que não possuem condições financeiras para tanto. Será que o MPE, CONSEG, FBI, CIA, KGB vai nos investigar? Fomos autores de uma regalia? Ah, já sei, só porque eram presos da Casa de Custódia, com nível superior, eles não podem comemorar o nascimento de Jesus! O espírito cristão não pode ir ao presídio, muito menos à Csa de Custódia da Polícia Civil de Alagoas!
Enfim, o "furdunço" pela foto não passa mais de falta do que fazer ou publicar e uma nuvem de fumaça aos números de guerra que temos tristemente vivenciado em nosso Estado. CONSEG, ocupe-se de coisas mais importantes! MPE/AL não se deixe pautar pela midiática exposição do ridículo! Ah, e eu? Voltarei ao trabalho porque há muito o que fazer ainda neste ano que mal começou!