Tive a oportunidade de cobrir – pelo CadaMinuto - os quatro dias do julgamento do Caso Ceci Cunha. Lá, no palco e nos bastidores do Conselho de Sentença, vi, presenciei e ouvi diversas ‘coisas’ que até o senso cético do Ser jornalista duvidaria.
Pois é, caro leitor. Dentre essas surpresas uma em especial chamou a atenção. Fiquei muito triste ao ouvir - como alagoano - o advogado de defesa de um dos réus do Caso Ceci, o doutor Roberto Heck Pontes. Ele disse que os verdadeiros assassinos de Ceci e outros não serão responsabilizados em decorrência de “Algum Motivo” em especial.
Ele se referiu, sem citar nomes, ao depoimento de um policial civil que tenta jogar para o ex-governador de Alagoas, Manoel Gomes de Barros, a culpa pelos assassinatos. Enfim, como o Conselho de Sentença é soberano não há o que discutir sobre a legalidade do veredicto.
Apesar disso, uma declaração em especial vou reproduzir abaixo. Esse excerto ele declarou enquanto tentava defender seus clientes no Tribunal. Com um forte sotaque paulista, Pontes noticiou: Alagoas é conhecida nacionalmente por suas belezas naturais, povo receptivo e, também, pelos mistérios alagoanos. É, senhores! Os mistérios alagoanos impedem que a Justiça exerça sua função e faça prevalecer o que é, de fato, legal. Essa mesmo força obscura que tenta jogar para esses cinco homens inocentes um crime que não fizeram (...).
Confesso que no começo não entendi bem o que o respeitado advogado quis dizer. Mas, passado o cansaço da cobertura, entendi perfeitamente. Infelizmente, o advogado tem razão! Ao questionar o sentido da frase, alguns crimes de repercussão vieram automaticamente à cabeça.
Assim, pergunto a você caro leitor: 1- Quem mandou matar o estudante Fábio Aciolly? 2- Quem do Estado escondeu o corpo do filho do Sebastião Pereira, que sofre desde 2004 em busca dos restos mortais de seu flho? 3 – Quem matou os 25 moradores de rua em 2011? 4- Quem mandou ‘matar’ os deputados Dudu Hollanda e Maurício Tavares? 5- Quais foram os magistrados que, segundo o CNJ, desviaram os pagamentos 6- Quem são os responsáveis pelos diversos assaltos a bancos no interior do estado ? (...).
Enquanto não se obtém uma resposta definitiva, juntos celebremos e glorifiquemos, também, os mistérios alagoanos que fazem esse pedaço de terra do Brasil um lugar sem lei, ou melhor, uma região onde os inquéritos policiais anunciam que os crimes têm, apenas, ‘autoria desconhecida’. Então, viva, viva, ao sentimento da anti-alagoanidade!
PS: Fica aqui, publicamente, a torcida da mais breve e rápida recuperação do meu amigo Júlio César. Parabéns para toda equipe do Dr. José Wanderley.