A melhor proposta até hoje para substituir o sistema antigo do vestibular para acesso à universidade, o ENEM vem sendo bombardeado e penso que numa campanha nacional com o fito de desmoralizá-lo.

Vazam-se informações; vazam-se provas e até a campanha cansar e desistir, ou o ENEM se ajustar, todo ano será assim porque tem alguém boicotando o ENEM.

O Exame Nacional de Ensino Médio está atrapalhando e prejudicando alguém que teme perder dinheiro e poder, com o ENEM.

Quem será esse alguém?

É fácil identificar. O ENEM é também um sistema intrínseco de medição da capacidade e eficiência das escolas particulares e, nesse particular, a mula manca.

Verdadeiras minas de ouro que já produziram à balde, as escolas particulares entram em pânico todos os anos às vésperas do ENEM.

Ou seja: para manter o “status quo” as escolas particulares precisam se sair bem no ENEM. Nenhum pai vai manter o filho numa escola que não tenha desempenho satisfatório no ENEM, de modo que o ENEM virou o “vestibular” das escolas particulares – e isso está incomodando.

É fácil boicotar o ENEM com a ajuda de funcionários públicos corruptos – que vazam informações. E assim tem sido.

Daí, quando o Ministério Público e a Justiça entram no caso e decidem contra o ENEM fazem a festa das escolas particulares.

Enquanto isso falta justiça para os pais explorados, que são tolhidos do direito de saber se a escola particular que pagam (caro) para os filhos vale à pena.

Ou se é apenas mais uma indústria de pó de giz.