O ano de 2012 começa. Mas 2012 não é somente um ano. É um ano eleitoral.
Especialmente em nossa grandiosa e combalida Alagoas, nosso desafio se avoluma. Por isso, como post inicial deste novo tempo que se inicia, faço uma provocação.
Será que conseguiríamos seguir 10 mandamentos básicos para um Feliz Ano Eleitoral Novo?
Quais seriam eles?
Vamos lá:
1º - Não Venderás Seu Voto
Simples, básico e essencial. Voto não se vende, nem se compra. Se doa como símbolo de confiança naquele, ou naquela, candidato ou candidata que tem (ou acreditamos ter) as melhores propostas para a sociedade.
2º - Checarás o Passado de quem Postula Cargo Eletivo
Em tempos de Google, de transparência, de imprensa livre e de sociedade da informação, não há desculpa. Pesquise o passado de cada candidato e candidata. Não seja levado, pura e simplesmente, pela propaganda eleitoral.
3º - Conferirás a Viabilidade das Propostas
Ah, as propostas! Posso apostar que haverá candidato prometendo submarino na lagoa Mundaú, pescaria no Salgadinho e tele transporte na Fernandes Lima. Não cairás mais no “conto do vigário”, com todo o respeito aos vigários. Ou melhor, não cairás no canto de político vigarista.
4º - Dará Direito de Defesa e Ponderarás a Defesa do Outro
Na campanha, o mais lisonjeiro que podemos esperar para adjetivar candidatos ou candidatas é a alcunha de “ladrão”. Mas, cuidado com que acusa sem provas. Todos têm direito de defesa! E a defesa do outro deve ser avaliada pelo eleitor. Santos de “araque” e acusadores de ocasião são mais visíveis em tempos eleitorais.
5º - Não Temerás “Cara Feia”
O voto é livre. É secreto. É universal. É o sustentáculo da democracia. Só o eleitor e sua consciência sabem em que depositam seu voto sagrado. Ameaças, coações, atos violentos, represálias são abomináveis e devem ser coibidas, com a pena da Lei.
6º - Denunciarás o “Malfeito”
Ficou sabendo de político oferecendo dinheiro por voto? Soube de tentativa de trapaça nas eleições? Denuncie! O Ministério Público, a OAB, o MCCE e as demais instâncias representativas da sociedade saberão como encaminhar a denúncia, apurar e provocar as autoridades para a ação cabível.
7º - Não Serás Ingênuo
A ingenuidade pode ser uma virtude, mas, em política, é um veneno. Saberás que por trás de todos – repito, todos, sem exceção – os candidatos e candidatas há alianças, confabulações, “expectativas” de grupo e afins. Da extrema esquerda à ultra direita. Por isso, não caia no canto da sereia dos “mártires” da causa política que existem em todos, - repito, todos, sem exceção – os partidos políticos.
8º - Comparecerás à Votação
A postura de boicote à votação não deixa de ser uma postura política. Mas é no vácuo da abstenção que os maus e as más candidatos e candidatas ganham corpo e são eleitos. Compareça e opte pela melhor – ou a de “menor potencial ofensivo”, o que é mais factível – proposta entre as expostas na campanha.
9º - Combaterás o “Voto Útil”
Uma das mais nocivas máximas da votação é a do “não vou perder meu voto votando em quem deve perder a eleição”. Nas urnas os votos saem uma a um. Votar em que achamos que vai ganhar só por esta percepção é um erro. O voto tem que ser consciente e ter conteúdo. Não importa a colocação do candidato nas pesquisas.
10º - Não se Omitirás
Da omissão do eleitor nasce a corrupção, o desmando, o saque aos cofres públicos. Não se omita. Participe. Alagoas precisa de todos nós!
Caro leitor, será que conseguiremos seguir estes 10 mandamentos básicos para um Feliz Ano Eleitoral Novo?
Acredito e tenho esperança que sim!
Feliz 2012!
Sigam-me no Twitter: @weltonroberto