Brasília - Com a reforma política paralisada e a Lei do Ficha Limpa sem utilidade prática, o ano termina com mais uma frustração para a sociedade.

Na quarta-feira, 28, o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) toma posse por decisão do Supremo Tribunal Federal – que não o considerou como “ficha suja”.

Oriunda da iniciativa popular, a Lei do Ficha Lima é na verdade um blefe.

E sendo assim, não adianta barrar a candidatura do ficha suja. É perda de tempo um juiz ou o Tribunal Regional Eleitoral rejeitar a candidatura baseado na Lei do Ficha Limpa porque, no Supremo, o ficha suja ganha.

Sobre a reforma política também não há esperança de que seja realizada pelo seguinte motivo: se for realizada, parte dos deputados federais não retorna em 2014. É que eles só se elegeram exatamente por se beneficiarem dos absurdos da legislação atual.

Ou seja: não há interesse em mudar nada.

ALAGOAS DO BEM

Entre os dez primeiros lugares na prova de redação do ENEM estão dois alagoanos. Larissa Maranhão Rocha, com 1000 pontos, ficou em primeiro lugar, e José Aprígio Rocha Vilanova fez 920 pontos e está entre os dez melhores do país. Permitam-me a corujada paterna: José Aprígio é meu filho e reside em Curitiba, onde vai cursar Comunicação.