As praias não são mornas nem azuis, como as de Alagoas. O mar é revolto, de uma cor chocolate e as águas, geladas. Mas, para quem deseja fazer um programa diferente nas férias de verão, curtir Capão da Canoa, no litoral norte do Rio Grande do Sul, pode ser uma grande opção. De carro, pela free way, a praia fica a apenas uma hora e meia de Porto Alegre.
E uma coisa, os visitantes podem ter a certeza de encontrar: gente bonita, boa estrutura e um bom atendimento.

O lançamento oficial do verão acontece no próximo final de semana, se estendendo até o mês de março, com atrações, que vão de bandas ao vivo, shows a mostras de artesanato e culinária típica local.

À beira mar, espalham-se quiosques devidamente organizados e fiscalizados pela Prefeitura Municipal. Tudo muito organizado.

Entre eles, destaque para o kiosque da Vera, de número 03, onde o atendimento dos proprietários – seu Paulo e dona Vera – são coroados pela atenção dispensadas pelos atendentes Edimilson e Clayton. Todas as cervejas geladas (destaque para a gaúcha Polar, que só é comercializada no RS) e, no cardápio um peixe chamado viola, sem espinhos, que é de enlouquecer até mesmo os apreciadores da carapeba alagoana. O siri na casca com mussarela derretida também é um carro chefe do cardápio, sem contar, é claro, com o tradicional milho cozido, servido com sal e manteiga, tira gosto tradicional nos mares do Sul.

Aos domingos, no mesmo quiosque, uma banda de pagode anima as tardes dos turistas e moradores, tudo dentro da maior segurança e tranqüilidade.