Os políticos alagoanos mais espertos destrincharam o resultado da eleição de 2010 e estes levam a vantagem de estar à frente dos demais.

O que o eleitor em 2010 quis dizer, quando dois anos antes reelegeram os prefeitos Cícero Almeida e Luciano Barbosa com mais de 80% dos votos e  dois anos depois derrotaram seus candidatos a governador em Maceió e Arapiraca?

A deputada federal Célia Rocha (PTB) disse ao blogueiro, em Brasília, que o prefeito Luciano Barbosa transfere 80% dos votos; em Maceió, o prefeito Cícero Almeida também.

Mas, aí vem a pergunta: e por que os seus candidatos ao governo do Estado perderam; Téo Vilela perdeu em Maceió e Ronaldo Lessa perdeu em Arapiraca?

As duas principais cidades vivem essa situação inusitada e, no caso de Arapiraca, ainda mais complicada. O interessante é que Almeida e Luciano se transformaram em incógnitas – em Maceió, até março, tudo é possível de acontecer em relação ao prefeito Cícero Almeida.

E, em Arapiraca, o prefeito Luciano Barbosa ainda não disse a ninguém que Ricardo Teófilo é o seu candidato, mas deixa o boato prosperar.

Dá-se na sucessão em Arapiraca o fato interessante: o prefeito Luciano Barbosa não gosta de Rogério e a deputada federal Célia Rocha não gosta do deputado Ricardo Nezinho, que ainda sonha em ser o candidato do grupo.

Sonho impossível, sem dúvida.

A sucessão nas duas maiores cidades está nesse pé – ou seria: ainda não tomou pé? - porque os dois prefeitos reeleitos com o maior percentual de votos das eleições municipais em Alagoas entenderam tarde demais que, na política, é preciso ser visionário.

Não basta ter votos.

Mas, pelo menos do lado do governo, já apareceu o candidato. Trata-se de Rogério Teófilo, que se filiou ao PSDB. Ele é vice-prefeito, mas não tem direito a gabinete; era o vice-prefeito mambembe e agora é candidato à sucessão do prefeito que não gosta dele.

Com o lançamento da candidatura de Rogério, então os que apostavam que o plano do prefeito Luciano Barbosa passava pela renúncia de Rogério, erraram.

Qual é finalmente o plano do prefeito Luciano Barbosa? Ele lança Ricardo contra o irmão Rogério?