por Josivaldo Ramos

União dos Palmares, conhecida internacionalmente como “berço da liberdade”, foi palco, no final da tarde da última sexta-feira, 18, de uma belíssima cena de tolerância religiosa: Vários religiosos de matrizes africanas foram recebidos pelo vigário Francisco na Igreja Matriz de Santa Maria Madalena, no Centro de União dos Palmares, onde aconteceu uma celebração ecumênica.

Após a celebração os religiosos fizeram a lavagem simbólica da Praça Jorge de Lima, ao som da banda de percussão do Projeto Inaê do Bairro Santa Fé, de União dos Palmares.

João Paulo de Farias, blogueiro de União dos Palmares, informou no site O Relâmpago que o ato religioso foi promovido pelo Grupo Espírita Santa Barbara (GUESB), com sede em Maceió, representado pela Ialorixá Mãe Neide Oyá d´Oxum e faz parte das comemorações do mês da consciência negra no município.

Já informações do blogueiro José Marcelo Pereira, também de União dos Palmares, ressaltam que esse ano o número de adeptos ao cortejo foi menor do que nos anos anteriores, segundo ele, nenhum religioso palmarino se encontrava no evento. Ainda segundo o bloqueiro, a secretária de turismo de União dos Palmares, Izabel Maia Gomes, afirmou que todos que fazem parte das religiões de matrizes africanas em união dos Palmares foram convidados, porém, ela não soube explicar o motivo da ausência dos mesmos.