A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid) vão realizar, nos dias 8, 9 e 10 de novembro, as oficinas regionais para apresentação da proposta de Zonas Turísticas para a região do Baixo São Francisco. As cidades contempladas são, respectivamente, Penedo, Pão de Açúcar e Delmiro Gouveia.

A proposta das zonas tem como objetivo conduzir uma relação sustentável entre as atividades turísticas a serem desenvolvidas na região e a compatibilidade com a riqueza, beleza natural e cênica do Rio São Francisco, baseadas em amplo trabalho de campo e compilação de dados à respeito da região, de suas comunidades, potencialidades e fragilidades ambientais.

Segundo Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, a participação de empresários, gestores municipais e comunidade local será importante para a conclusão desse documento que servirá como base para o planejamento das ações na região.

Para Carla Gualdani, coordenadora Executiva do Trabalho, por meio do Instituto Ambiental Brasil Sustentável (Iabs), o zoneamento turístico, somado ao trabalho realizado no território e às oficinas para validação, fazem parte de um processo que envolve a possibilidade de discussão e de um reordenamento para a região do Baixo São Francisco, visando adequar as atividades ali desenvolvidas à cultura local e à sustentabilidade ambiental de seus recursos naturais.

Mais informações sobre o zoneamento podem ser encontradas no endereço http://www.iabs.org.br/index.php?option=com_remository&Itemid=7&func=startdown&id=60

PROGRAMAÇÃO:

08/11 - Penedo

Local: Teatro 7 de setembro

09/11 - Pão de Açúcar

Local: Auditório do Hospital Pão de Açúcar

10/11 - Delmiro Gouveia

Local: Auditório Governador Ronaldo Lessa

As oficinas acontecem das 8h30 às 12h e das 14h às 18h.