A Feira das Américas / ABAV 2011 começou hoje no Rio de Janeiro e Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, trouxe além do stand institucional com os materiais de promoção um na área comercial. O objetivo do Estado é opoiar o trade turístico na comercialização do destino e fortalecer os negócios no setor.


A expectativa dos empresários, que foram surpreendidos com a inovação, é com um espaço específico para comercializar o fechamento de negócios fique mais fácil. Segundo Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, a iniciativa do Estado de separar o stand comercial do institucional proporciona um desenvolvimento mais focado para a comerciaização e para a promoção.


Já para Paulo Kugelmas, superintendente de marketing, o Estado está pasando por uma nova experiência, onde operadores, agências de viagens, companhias aéreas e hotelaria estreitam os contatos e fomentam o destino Alagoas.


De acordo com Marcel Monteiro, diretor da Transamérica Turismo, a iniciativa foi profissional e a melhor que o Estado já teve para o fechamento de negócios no setor. O empresário do Salinas, Glênio Cedrin, disse que a iniciativa de Alagoas para a ABAV, que se configura como um dos maiores eventos de turismo do país, passa uma visão de percepção pelo mercado, aumenta a visibilidade para o mercado e aquece a temporada.


“Queremos aquecer a rede hoteleira, que está crescendo no Estado, para o verão 2012 com expectativa de que passem 200 mil turistas no ano”, assegura. O hoteleiro que aprovou a inovação foi Eliseu Barbosa, gerente de Marketing do Village Barra Hotel.


“A inovação só trouxe bons andamentos, agora podemos ter mais visibilidade, mais aproximação com os parceiros comerciais, facilitar a interação entre operadores e agentes de viagens. Hoje, a ABAV para Alagoas está bem melhor que no ano passado e quem bem souber aproveitar em termos quantitativos e qualitativos, atenderá mais e melhor”, garante.


A Associação Brasileira da Indústria de Hóteis (ABIH-AL) também esteve presente e aprovou a iniciativa. Para Tereza Bandeira, diretora executiva da ABIH-AL, afirmou que a toda hotelaria alagoana está otimista, já que agora tem um epaço exclusivo para agendar reuniões e fechar negócios.


O Sebrae executou uma missão empresarial e trouxe para Feira das Américas dez empresários alagoanos, entre agências, pontos de apoio e hotelaria, estes, que representam as regiões Norte, Sul e Metropolitana do Estado. “Precisamos valorizar essa iniciativa e por isso fizemos a missão capacitando-os e orientndo-os”, afirma Vanessa Fagá, gerente da unidade de Turismo, Artesanato e Cultura da Sebrae.