Cerca de 90 mil fiéis são esperados nesta quarta-feira (12) no Santuário de Nossa Senhora Aparecida (180 km de São Paulo).

Pelo fato de o feriado cair no meio da semana, o público esperado é menor do que os 140 mil romeiros que estiveram no local no ano passado.

A festa em homenagem à Padroeira do Brasil inclui celebrações durante todo o dia, além de shows e queima de fogos.

A celebração pelo Dia das Crianças, às 8h, contará com um coral infantil e a participação da cantora mirim Giulia Sonsini.

Já a missa solene das 10h, presidida pelo cardeal arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, contará com as presenças do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o ex-governador José Serra, além da cantora Joanna.

Na celebração das 15h são esperados o padre Antônio Maria e o ministro Alexandre Padilha (Saúde). O deputado federal Gabriel Chalita (PMDB) também confirmou presença no evento.

A procissão solene pelas ruas de Aparecida sairá às 16h. A programação se encerra com o retorno da procissão ao Santuário Nacional e o show em louvor à Padroeira, com padre Antônio Maria, às 18h30.

MOVIMENTO

O maior movimento em um feriado da Padroeira foi no dia 12 de outubro de 1996, com 215 mil romeiros.

O recorde de movimento em um só dia no Santuário Nacional, no entanto, foi registrado em 14 de novembro de 2010, quando 245 mil romeiros passaram pelo local.