O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, Herbert Motta, se reuniu com o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico da Seplande, Keylle Lima, para fortalecer a parceria das duas pastas na qualificação e intermediação da mão de obra dos polos industriais já existentes, em execução, em projeto e os que estão em fase de estudos, inclusive no setor de construção civil.

“Temos muitas pessoas cadastradas no sistema do Sine através do Sigaeweb e vamos capacitar em função da necessidade dos empresários. Precisamos apenas montar uma agenda de trabalho, mediante as conversas dos empresários com a Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico. Temos que ter os cursos profissionalizantes como parceiros”, afirmou Motta, lembrando que o Sine tem intermediado diversos trabalhadores para empresas em Alagoas, a exemplo da Burger King e do grupo Santander.

Existem polos industriais nos municípios de Marechal Deodoro, Maceió, Murici, Pilar, Rio Largo e Maribondo; os dos municípios de Arapiraca e Girau do Ponciano estão em processo de execução; existem projetos de novos polos nos municípios de Limoeiro de Anadia, Palmeira dos Índios, Anadia, Maceió e Delmiro Gouveia, e em processo de estudos nos municípios de Penedo, Coruripe, Maragogi e Matriz de Camaragibe.

Esses novos investimentos industriais a serem construídos até 2014 com os polos e distritos e a projeção de investimentos vão gerar mais de R$ 7 mil empregos diretos e quase 23 mil indiretos.

“O Governo do Estado já conta com uma estrutura com base consistente de mão de obra e o compromisso de fazer a qualificação desses profissionais. Essa interação entre as secretarias só reforça a porta aberta que temos com os empresários”, ressaltou Keylle Lima.