Hoje é comemorado o Dia Mundial do Turismo. Em Alagoas, a data merece ser comemorada, já que o turismo apresentou um avanço extraordinário nos últimos anos, em razão de grandes investimentos nas diversas áreas do setor, principalmente na hotelaria, com a construção de novos hotéis em Maceió e no Interior do estado. Doze hotéis foram construídos e ampliados entre 2009 e setembro de 2011, e está prevista a inauguração de mais quatro novos estabelecimentos hoteleiros até o fim do ano, contribuindo para ampliação do número leitos e para a geração de empregos diretos e indiretos.

Segundo a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, além incentivar e apoiar a instalação de hotéis de porte em Alagoas, a Setur, através da Superintendência de Investimentos, também dá suporte aos pequenos empreendimentos hoteleiros que estão sendo construídos, reformados e ampliados na capital e nas cidades turísticas do Interior. “A nossa proposta é apoiar, fazer a interlocução e a articulação com os empreendedores, sejam de Alagoas e de outros estados”, ressalta a secretária.

Danielle Novis destaca ainda o crescimento do fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, que cresceu 76,5% em apenas quatro anos, nos meses de julho. “Para se ter uma idéia, em julho de 2008, desembarcaram no aeroporto 76.839 passageiros, e em julho de 2011, aqui chegaram 135.718 passageiros”, enfatiza. Para ela, isso é resultado das campanhas promocionais de Alagoas, apoiadas pelo Governo do Estado, nos principais centros emissores nacionais e internacionais, nas quais a Setur, Semptur, Abih-AL e o Maceió Convention & Visitors Bureau são parceiros.

 

A criação de novas rotas e segmentações turísticas também têm contribuído para o desenvolvimento do turismo em Alagoas. Segundo a secretária, o turismo de Alagoas, hoje, não se resume a sol e mar. O turismo de aventura, por exemplo, cresceu 114% no primeiro semestre de 2011, comparado com o mesmo período em 2010, sendo São Paulo o maior emissor, respondendo com 68% da demanda. “Agora mesmo, no Abeta Summit 2011, realizado em São Paulo, os operadores de turismo de aventura se surpreenderam com a variedade e a qualidade dos produtos de ecoturismo e turismo de aventura de Alagoas”, assinala.