Discutir com os principais parceiros do Programa Arranjo Produtivo Local e fazer uma avaliação dos resultados alcançados foram os objetivos da reunião realizada, no auditório do Sebrae Alagoas, nesta quarta, pela coordenação do APL Piscicultura Delta do São Francisco com a participação dos representantes das Secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande), de Pesca e Aquicultura (Sepaq) e Sebrae/AL.
De acordo com Miguel Alencar, gestor do APL Piscicultura, a reunião entre os técnicos do governo e os parceiros do PAPL serviu para avaliar as ações e, sobretudo, para nivelar as instituições envolvidas com ideias, propósitos e pensamentos voltados para o segmento. “Esse encontro serve como preparatório para a reunião de planejamento que acontecerá no mês de outubro, em Penedo, com todos os parceiros e piscicultores que fazem parte do APL”.
Ronaldo de Moraes, gerente do Sebrae Alagoas, afirma que somente com ação de forma articulada é possível obter resultados planejados para o APL e faz com que os recursos tenha sinergia e surta seus efeitos. “A reunião serviu ainda para amostragem do relatório das ações implantadas pelo APL Piscicultura e, sobretudo, a atuação de cada parceiro no Programa”.
Pelo relatório apresentado durante a reunião de trabalho, gestores e parceiros do APL Piscicultura fizeram uma avaliação das ações já desenvolvidas e iniciaram um esboço do planejamento estratégico para o próximo ano.
Entre as ações implantadas dentro do cronograma estabelecido pelo governo de Alagoas e Sebrae/AL para o ano de 2010, gestores e parceiros reconheceram os avanços na inserção do peixe cultivado no mercado regional, fortalecimento do processo de cooperação, aumento no processamento de tonelada/dia de pescado, da área de viveiros/tanques, de produtores e tanques/redes.
Também foram apresentados ainda para os parceiros do APL Piscicultura a realização de cursos, capacitações, oficinas, seminários e consultorias para os produtores de pescado.
Como informa o gestor do APL Piscicultura Miguel Alencar, já está incluído no planejamento de ações, colocar em funcionamento as unidades de beneficiamento do pescado nos municípios de Pão de Açúcar, Penedo e Piranhas para as atividades dos piscicultores. “A meta do governo de Alagoas, por meio da Seplande e Sebrae/AL é consolidar ainda mais a piscicultura no Delta do São Francisco, através do aumento sustentável da produção”.